O projeto consiste na realização, na Aldeia Mata Verde Bonita, de uma investigação visual sobre o ideal “Yvy Marãey” a "terra sem males", "onde Nhanderú e sua comunidade celeste habitam". Este conceito é presença constante na cultura dos Guarani, que buscam um lugar anunciado por seus ancestrais, onde as pessoas vivam livres de dor e sofrimento, imortais e em felicidade eterna. Ao longo dos séculos, os Guarani percorreram vastas distâncias em busca da “terra sem males”, essa prática migratória desse povo originalmente nômade ocorre, segundo vasto registro histórico, há mais de 2 mil anos.
Há mais de 10 anos, a Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka'Aguy Hovy Porã), do povo Guarani Mbya, está instalada na cidade de Maricá - RJ, em uma área de 93 hectares, cedida pela Prefeitura, porém ainda não demarcada.
Na perspectiva de buscar visibilidade e fortalecimento ao povo Guarani M'bya e sua luta pela demarcação de suas terras, o projeto foi realizado em parceria com o Instituto Terra Verde, a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo, e do apoio da Secretaria Municipal das Culturas, da Fundação de Artes e da Prefeitura de Niterói.
Back to Top